quinta-feira, 2 de abril de 2015

O meu clássico

Todo torcedor de futebol tem aquele jogo que gosta de ir. Aquele em que sente prazer e que sairá do estádio com alguma história para contar no churrasco com os amigos. Seja ele um clássico como um Fla x Flu (o favorito do meu pai); ou um jogo "normal" como um Botafogo x Cruzeiro. Não sei. Não há explicação. Apenas uma mística, uma aurea que circunda o gramado e cria uma ligação muito forte entre você, seu time e o adversário.


Portuguesa e América é o meu preferido. Já fui em alguns e todos são memoráveis. Algumas razões são claras. O América é o América. "Segunda time de todo carioca". Tradicional. Belíssima história. Está naquele grupo de times de tradição que são pouco atendidos pela grande mídia. Mas o América é diferente.

Ver do outro lado o uniforme rubro enche nossos olhos de sangue. É batalha. É guerra. Me lembro de um jogo no Luso-Brasileiro, quando o Luso ficou lotado. Me balançou o fato de estar lotado de camisas vermelhas. Me motivou o a possibilidade de calá-los com a força do grito da Brava Raça. Calamos. E perdemos. Uma derrota que doeu no coração. Gol do Jean, de cabeça, no finalzinho do segundo tempo. Não precisava, Jean... não precisava. 

No ano seguinte, 2013, uma caravana inesquecível. Dessa vez no Giulitte Coutinho. Já se tornou especial por conhecer esse estádio tão tradicional. Logo de cara uma recepção nada amistosa pelos adversários. Bola rolando, estádio lotado. Nós em menor número. Nos esgoleando. Transformando uma voz em 10. Eis que a torcida deles se cala. "É a nossa hora galera! Vamooo!!". Cantamos mais alto. Em seguida uma sonora vaia. Feito! 1 x 0 eles. Gol nosso! 1 x 1. Mas não seria dessa vez a nossa alegria. Mais uma vez vitória deles. No final, verdadeiros torcedores do América, aqueles mais velhos, vieram até nós "Parabéns pelo show que vocês fazem. Quem dera o América tivesse torcedores tão jovens e tão apaixonados pelo clube quanto vocês". Vitória!

América e Portuguesa é sempre um jogo pegado. Não dá para perder. E nesse sábado temos mais uma oportunidade de ver um desfile de tradição no Giulitte Coutinho. 15h30 nossos corações batem mais forte ansiosos por essa vitória. Teremos 90 minutos de vida e muito importantes para a sequência do nosso sonho de voltar para a Série A. E voltaremos!

Dale LUSA!!