Com intuito de prestar uma grande homenagem a Portuguesa, nós do Sou Lusitano preparamos para você uma retrospectiva deste ano de 2012 com grandes momentos que nossa gloriosa Lusa nos proporcionou. Assim, juntamos alguns momentos, eleitos pela torcida, como os mais marcantes desse ano inesquecível.
O ano do 88º aniversário do Clube, criado por empresários portugueses que tinham acabado de voltar de São Paulo de um jogo com os empresários de São Paulo - nas dependências da Portuguesa Santista, a Briosa - marcou a história da torcida lusitana com a criação de uma relação muito mais forte e diferenciada entre essas duas vertentes dos grandes clubes: torcida e jogadores.
Foram diversas batalhas, incontáveis momentos de felicidade e grande sentimento de satisfação ao final da temporada. O acesso era o presente que merecíamos, mas, infelizmente, a história nos guarda esse momento único para o futuro.
Veja agora a lista dos 10 momentos mais marcantes de 2012 - em ordem decrescente - que o Sou Lusitano preparou para você, torcedor e leitor, relembrar e se matar de saudade da Lusa.
10 - Bike do Castro
Um gol antológico, que levou a Portuguesa a aparecer em diversos veículos de comunicação. O atacante Castro, marcou o gol da vitória da Portuguesa de bicicleta - o mais bonito da Série B de 2012. Com o gol, o atacante deixou pra trás um incomodo jejum de gols. Esse jejum ganhou entonação de drama por causa de gols incrivelmente perdido pelo jogador, que deu a volta por cima com uma pintura.
Veja a matéria no blog "Pombo Sem Asa" do Globoesporte.com
9 - Vitórias fora de casa
Esse ano a rivalidade com o Mercadão ficou a flor da pele. Porém, os grandes rivais da Lusa tem que corresponder a sua grandeza. Por isso, jogos contra o Goytacaz e o América sempre tem um gosto especial. O que dirá de ganhar deles fora de casa? Em 2012, tivemos esse delicioso gosto de vencer os DOIS em seus domínios.
Contra o Goyta, vencemos na segunda fase da competição (Grupo C), por 2 x 1, gols de Anderson e Ricardo. O jogo ainda teve outra boa história: o torcedor Lucas Silva foi até Campos e assistiu o jogo sozinho, no meio da torcida alvi-anil.
8 - Cantando no barranco
7 - A volta de um ídolo e um jogo inesquecível
Um grande clube se torna grande muito por causa de seus ídolos. Um grande jogador que despontou com esse papel nos últimos tempos foi o camisa 10 Digão. O jogador, que passou pela Portuguesa em 2009, 2010 e 2011, teve seu grande momento na sua re-estréia pela Lusa em 2012. O jogador foi contratado para ser o maestro do elenco, porém, pouco tempo antes da estréia na Segundona, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho e ficou fora de grande parte dos jogos da primeira fase. A reestreia ocorreu no dia 28 de abril, contra o América, no Luso-Brasileiro.Na entrada do time no campo, a torcida levantou sua homenagem ao retorno do ídolo: uma bandeira com o rosto de Digão. Durante os 90 minutos a torcida fez a sua parte e deu um incrível show nas arquibancadas, calando a grande torcida do América que estava presente. Infelizmente, toda essa festa não foi coroada com a vitória. Mas o show da torcida e mais um dia voltando para casa sem voz fizeram esse dia entrar para a lista dos grandes dias de 2012.
6 - O ponto final
A temporada 2012 teve um jogo final com um grande tom de melancolia. O jogo contra o São João da Barra significava muito mais do que os 3 pontos, significava a manutenção de um sonho e, quem sabe, a coroação de uma grande temporada - mesmo com pouquíssimas chances de continuar na disputa pelo acesso. Na entrada, a torcida tentou manifestar sua gratidão ao comprometimento (embora que todo o tipo de homenagem seria insuficiente).Uma faixa com os dizeres "Obrigado por nos honrarem" foi esticada na entrada do elenco no gramado. Ao final da terminada, vencida por 1 x 0 (gol de Gean Larri), os jogadores se reuniram no gramado e aplaudiram a torcida, que, ao som do hino da Portuguesa, respondeu também com aplausos. Muitos não conseguiram segurar a emoção no último jogo daquele time no Luso-brasileiro.
5 - Vitória documentada
4 - Jogos contra o Mercado
A rivalidade contra o time de empresário chegou ao seu ápice nesse ano de 2012. Todos os jogos entre as duas equipes tiveram um "Q". No primeiro jogo do ano, na Sendolândia, a Portuguesa venceu com um gol de falta incrível do meia Felipe Itaguaí, que veio do banco para conquistar os três pontos para a gente. No returno, o Sacolão achou que iria fazer a festa na nossa casa. Enganaram-se. Aos 46 minutos do segundo tempo, Andrézinho - melhor zagueiro do Rio -, acertou um belo chute de fora da área e empatou a partida. Esse foi um dos gols mais comemorados do ano!Agora, o jogo do segundo turno do Grupo C (fase final e decisiva da Série B 2012) foi o que mais trouxe elementos para apimentar essa relação: a torcida da Lusa tratou de fazer a festa na Sendolândia, cantando que nem loucos e calando a "torcida" adversária. A Portuguesa saiu na frente, com gol de Ricardo, que fez a comemoração mais sinistra do ano, pulando no alambrado e comemorando cara a cara conosco. Porém, a partida teria outros rumos: com o juiz metendo a mão na Lusa, Christhian, que acabara de entrar, foi expulso e a confusão rolou solta entre os dirigentes da Lusa e do Mercadão. Ao final do jogo, que acabou empatado graças ao grande esforço do juiz, a "torcida" audaxiana ainda tentou armar uma emboscada para a torcida lusitana. Porém, não conseguiram nada, já que nossa índole é totalmente contrária a qualquer ato de violência.
3 - Uma nova torcida
Após anos se separando e se juntando, o Movimento Raça Lusitana e a Brava Raça Lusitana decidiram, em assembléia que contou com a presença de representantes das duas torcidas, pelo fim das mesmas e a criação de uma nova torcida, ainda sem nome, mas com uma filosofia diferente. A nova torcida quer buscar ter mais força politica no clube e ter voz para evitar que as más administrações prejudique ainda mais nossa querida Associação.
2 - Abandonados em Austin
![]() |
| Torcida, abandonada, voltando no escuro da Av. Brasil |
A atitude que poderia ter sido o pontapé inicial para uma relação conturbada entre torcida x técnico e diretoria, foi bem contornada. O técnico Edson Souza e o jogador Cauê tiveram uma decisão que se transformou em um devido divisor de águas: Edson convocou os envolvidos no caso para uma reunião em sua sala e explicou o ocorrido e suas justificativas; Cauê, por sua vez, escreveu uma longa carta em defesa do técnico. A partir dessas atitudes, a torcida entendeu as justificativas e aceitou os pedidos de desculpas do técnico e viu que o time estava unido demais pelo objetivo do acesso.
1 - O jogo mais emocionante do ano
Não existem dúvidas, o ponto principal do ano de 2012 foi a vitória contra o Goytacaz, no Luso-Brasileiro por 4 x 1. A torcida se preparava para dar um show pois a torcida do Goyta sempre costuma a encher os jogos do seu time fora de casa, imagina quando o time tem grandes chances de obter o acesso? E lá estavam eles, o Luso-brasileiro com boa parte do público vestido de azul. Do outro lado, cerca de 40 torcedores lusitanos focados em dar o maior show de suas histórias naquela arquibancada.Jogo rolando e a torcida lusitana calando lusitana calando os torcedores do Goyta, que abriu o placar. Nem com o gol do adversário, os lusitanos deixaram de acreditar; engrossaram ainda mais o canto e, com 5 minutos do segundo tempo, viu o empate sair dos pés de Serginho. Combustível renovado e o canto cada vez mais alto ajudou a equipe a trazer a virada e a ampliação do placar até chegar ao placar final com dois de Ricardo e um de Andrézinho. Não existem palavras para descrever a sensação que esse jogo trouxe para todos os presentes.







.jpg)