quinta-feira, 19 de março de 2015

Um amor à primeira vista

Marcos (32 anos) / Foto: João Borsani
Não era um sábado qualquer, era a estréia da Portuguesa na Série B, em casa, a equipe recebeu o Grêmio Mangaratibense e venceu por 3x0.

Diante da motivação pela estréia da equipe a Brava Raça Lusitana promoveu um churrasco de recepção para novos torcedores se integrarem com os antigos.
No meio desta confraternização, eis que surge: Marcos Lima, a quem promovo toda este texto.

Marcos tem 32 anos, é deficiente visual, em virtude de um glaucoma congênito, que desde o seu nascimento foi atrapalhando sua visão aos poucos, atingindo-a por completo quando o mesmo migrava para seu sexto aniversário.
Formado em Jornalismo pela UFRJ, foi atleta de futebol de 5 (futebol de deficientes visuais) por quinze anos e atualmente trabalha no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Apaixonado por viagens, colecionador de camisas de futebol e miniaturas de lugares do Mundo inteiro, ele denomina como sua maior paixão o futebol.
Torcedor do Botafogo, Borussia Monchenglabach, Tottenham e com simpatias por pequenos clubes da Espanha e França, foi convidado a visitar a Ilha do Governador, especificamente o bairro da Portuguesa onde encontra-se a Portuguesa Carioca.

Um pouco atrasado conseguiu chegar a tempo de conhecer as dependências do clube e fora orientado por quem o convidou, o torcedor João Borsani, que aproveitou o pouco tempo que restava-lhes para leva-lo a concentração da torcida, afim de conhece-los e aproveitar o final do churrasco de confraternização.

Eis que então, rola a pelota no Luso-Brasileiro e a tarde de amante de futebol, torna-se a tarde de um torcedor Lusitano. Marcos canta, apoia, torce e comemora a vitória Lusitana.
Aproveita um cotidiano extinto no futebol, em que o clube do bairro é valorizado, há uso de fumaças, pode-se ficar em pé nas cadeiras e torcer de verdade.

Em sua passagem pelo Stuttgart (Alemanha)
/ Foto: Beatrice
Ao fim do jogo, o Sou Lusitano o procurou para bater um rápido diálogo.

Antes de iniciarmos a entrevista, Marcos comunica:
"Ganhei uma camisa, o rapaz me trouxe ao jogo, tive o prazer de conhecer esse estádio simbólico, nem que tomasse de seis eu sairia insatisfeito".

SL - Marcos é ex-jogador de futebol de 5, jogou pela seleção Brasileira e rodou mais por onde?

Marcos - Joguei aqui pelo Rio de Janeiro durante quinze anos, além de clubes Europeus e breve passagem pela seleção brasileira, agora não dá mais, tenho que trabalhar e procurar novos ares.

SL - O que lhe atraiu a aceitar de prontidão o convite do João em visitar o Luso-Brasileiro mesmo sendo um torcedor Botafoguense? Dá para dizer que o coração balançou?

         Marcos em sua passagem pelo
     Tubingen (Alemanha) / Foto: Beatrice
Marcos - Gratificante ver um jogo de um clube do bairro, com uma torcida fiel no meio de um futebol globalizado onde rolam milhões e ainda se vê torcedores com paixões pelo clube de sua região. com raízes, sem dúvidas foi o que mais me chamou a atenção. Assim como diz a música da torcida, "Não tem para Real Madri!", acho que essa demonstração de amor é o mais legal de tudo.

SL - Marcos, você acha que outro fator a atrai-lo é o pensamento contra o futebol moderno que encontra-se na Portuguesa e sua torcida?

Marcos - Claro! A origem do futebol é essa! Para cada um Real Madri temos centenas de clubes que sobrevivem a duras penas, disputam divisões inferiores que é de onde saem os grandes craques. O que seriam dos clubes milionários se não fossem estes chamados de pequena expressão? Eu acho muito bacana chegar aqui, ver um estádio organizado, pessoas torcendo de verdade, foi uma experiência incrível! Eu já acompanhava a Portuguesa e a segunda divisão carioca pela internet e por noticias, mas nunca tinha vivido um jogo.

SL - O que espera da Portuguesa daqui para frente?

Marcos - Ah, depois desse jogo de hoje, só existe o caminho de subir, agora ganhou a primeira partida e depois é rumo a primeira divisão! Se Deus quiser ano que vem estarei junto a Brava Raça vendo os jogos da primeirona.

SL - Marcos, agradecemos seu apoio, sua presença e a sorte que deu para a Portuguesa nessa partida, Esperamos vê-lo mais vezes aqui no Luso-Brasileiro! Saudações.

Marcos - Valeu, muito obrigado! Gostaria de agradecer também ao amigo João que me trouxe, apresentou todo o jogo e narrou a partida a todo tempo para  mim, deve estar até sem voz nesse momento, foi uma experiência muito legal. Obrigado!

Marcos em sua passagem pelo Volta Redonda / Foto: Beatrice


Para conhecer um pouco mais do Marcos, de sua vida e seu cotidiano, pode acessar:
http://historiasdecego.com.br/

Marcos ainda fez um post sobre seu sábado em terras Insulanas, curta, compartilhe e se emocione.
Sábado é dia de Zebra

Acompanhe também:
Entrevista Marcos Lima - Rio 2016
http://www.rio2016.org.br/noticias/entrevistas/marcos-lima

Entrevista em 2013 ao jornal O Globo
http://oglobo.globo.com/rio/dois-acais-a-conta-com-marcos-lima-10438867

História de vida de Marcos Lima por: Rio 2016
http://www.rio2016.com/educacao/noticias/do-futebol-vendado-ao-esqui-no-escuro

Agradecimentos:
Marcos que nos concedeu toda a entrevista e deu total liberdade sobre sua vida.
João que levou Marcos ao jogo e apresentou esse homem de história magnifica,
Beatrice (esposa de Marcos) que colaborou quanto a entrevista e o envio de fotos.



Saudações Lusitanas,

Cheers,

Igor Mattos