Na sequência do trabalho da diretoria da Lusa para manter a base do excelente time de 2012, mais dois jogadores acertaram a renovação de contrato: o volante Muniz e o atacante Castro.
![]() |
Já o atacante Castro viveu uma temporada de altos e baixos. Muito veloz, o jogador passou por uma má fase incrível durante a competição. Depois de muitos jogos sem marcar gols, e perdendo alguns "imperdíveis", o camisa 11 selou o fim da fase ruim com um golaço de bicicleta contra o São João da Barra. A renovação com o jogador é mais um voto de confiança para o jogador brilhar tudo o que se espera dele na volta da Lusa a Série A em 2013.
Andrézinho não tem muito o que dizer, melhor zagueiro da competição disparado (apesar de não ter sido oficialmente eleito pelo FFERJ - porque não viram os jogos da Lusa, com certeza), o camisa 3 sempre foi um dos pontos fortes do time. Seu bom tempo de bola e seus desarmes precisos o elevaram ao status de "melhor que Dedé", como cantam os Lusitanos. Andrézinho, com o tempo, virou o cobrador oficial de penaltis da Lusa. Nem mesmo a penalidade máxima perdida nos últimos minutos contra o Quissamã apagou sua brilhante temporada. Agora, o zagueiro está em testes no Palmeiras.
Márcio Gomes foi o principal nome contratado pela diretoria para dar o seguimento no sonho do acesso. Líder do grupo, o jogador logo assumiu a braçadeira de capitão e era o cobrador oficial de bolas paradas do time. O camisa 8 teve uma participação regular durante o campeonato e a torcida acredita que seu toque de bola refinado irá ajudar muito no título da Série B de 2013. Márcio está emprestado ao Barra da Tijuca.
Serginho foi a grande surpresa da reta final do campeonato. O jogador começou a temporada como titular, mas com a volta do ídolo Digão foi para o banco de reservas. Na reta final, Serginho desandou a fazer gols, marcando 5 nos últimos 6 jogos. Essa reta final impecável rendeu o apelido de "Balotelli Lusitano". Serginho terminou a temporada como artilheiro da Lusa e, hoje, está emprestado ao Barra da Tijuca.
Ricardo foi abraçado pela torcida durante a temporada. O camisa 9 dava aula de entrega dentro de campo. Muita raça e disposição que eram compensadas com gols. Ricardo conquistou a torcida ao comemorar o gol contra o Mercadão subindo no alambrado e dizendo a seguinte frase: "Essa torcida é fod* pra car*lho!". Ao final da temporada, a torcida já ficava com o desejo de renovação de contrato com o artilheiro e tudo deu certo. 2013 o Luso ainda escutará a torcida ecooar "Ricardo Guerreiro!".#PortuguêsaComanda






